Tudo o que temos no planeta terra advém de quatro elementos. Nada existe sem os quatro elementos, inclusive o quinto elemento, o éter, precisa dos outros 4 elementos para existir. Esses quatro elementos são: Carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio. Qualquer descompasso, físico, emocional ou metal, deriva do descompasso desses 4 elementos.
Esses elementos são mais conhecidos como terra, agua, fogo e ar.
Na água existem 88,89% de oxigênio. No elemento ar existem 78% de nitrogênio. No fogo existem 71% de hidrogênio e o principal elemento da terra é o carbono. Coisa de estudo alquimistas.
Cada uma das nossas células, 99% de cada uma delas, é composta pelos quatro elementos. Em cada uma de nossas células existem os quatros elementos como predominância em sua constituição, portanto somos formados por terra, fogo, água e ar.
Quando a gente nasce, nascemos dentro de um cinturão de energia planetária, e cada planeta tem um tipo de força, de força eletromagnética. Emitindo uma vibração, no exato momento do seu nascimento. Por isso a hora do nascimento e o local é importante pra fazer um mapa astrológico.
Elementos esses que vão ser ferramentas pra tudo o que preciso viver e aprender. Inclusive a escolha da composição do nosso corpo. Se eu preciso de força e ímpeto pra desenvolver grandes coisas, vou receber mais do elemento fogo. Recebendo uma quantidade maior de hidrogênio.
A quantidade de elementos que vamos captar ao passar por esse cinturão energético, depende do nosso plano de vida. Compondo o corpo com os elementos que vão ser necessário para o que preciso fazer aqui na terra.
É feito tudo de forma mecânica, numa exata perfeição, como é o universo. É matemático. Todas as suas células são compostas pelos elementos que você precisa pra viver. Tentar ser o que você não é confronta suas células e a todo seu projeto de vida.
Andressa Molina, coloca um exemplo maravilhoso disso, explicando que uma pessoa com mais elemento fogo, vai sentir mais dificuldades de ser calma, ser "zen", por que ela não veio pra ser calma, a estrutura planeta.
Brigar contra a sua composição celular, desiquilibra seu corpo, causa doenças e desorientação mental.
Exemplo de uma pessoa que tem muito água no mapa e se esforça pra "queimar" como fogo, uma hora essa água vai inundar você. Quem tem muita água, é mais emocional, mais profundo.
Se no meu projeto de vida , veio com elementos que propicia um comportamento mais amoroso, mas me esforço pra ser mais duro e frio emocionalmente, as minhas células entra em processo de dor.
Isso de inversão de elementos acontece muito quando um filho que veio mais água, precisa assumir os negócios da família, substituindo o pai, que era muito fogo. Ao longo dos anos, vai surgir doenças, estresse, depressão, ansiedade, crise do pânico.
O seu signo não fala do seu comportamento, fala do seu corpo, da composição do seu corpo e do seu plano de vida. Comportamento é como a gente lida com tudo isso, não a nossa essência. Você não pode controlar a manifestação da sua essência, ela vai se manifestar sempre, mesmo que em doenças quando você estiver contra a tudo o que a suas células te dizem pra ser. Quem tem muito elemento fogo tem a necessidade de queimar o seu fogo no seu projeto de vida. E esse fogo vai queimar uma hora. De forma produtiva ou não.
Pessoas com abundância do elemento fogo, áries, leão e sagitário, tendem a ser mais otimistas, idealistas, dinâmicas, ardentes, apaixonadas, entusiasmadas, diretas, espontâneas, práticas, expansivas, com mais inspiração, motivação, coragem de se impor, de assumir riscos e enfrentar desafios.
As pessoas do elemento Terra são do signo de Touro, Virgem e Capricórnio. Neste aspecto, são pessoas que se caracterizam por serem mais pés no chão, que buscam uma segurança e estabilidade. Como resultado, esses indivíduos não suportam sentir que estão inseguros ou que estão fazendo parte de algum “joguinho”. Seus nativos são conhecidos por sua inteligência e boa comunicação.
E assim como os signos de Água, são extremamente adaptáveis.
O elemento Ar, que são o signo de libra, gêmeos e aquário, transmite liberdade, criando a necessidade de novas aventuras e de aproveitar ao máximo cada momento. São pensantes e demonstram menos suas emoções.
São intensos assim como o elemento, que em alguns momentos é uma brisa suave, em outros se mostra através de um vento forte.
E ainda, são comunicativos, com interesse em diferentes assuntos e estilos de pessoas.
Algumas das principais características do elemento água são a paciência, a compaixão, a empatia e a imaginação. Mais do que isso, são pessoas muito sonhadoras, intuitivas e sensitivas. Normalmente, têm mais inclinação artística e se dão muito bem nessa área. Além disso, são muito românticas.
Acredito que as empresas do futuro vão olhar com mais carinho para a astrologia e numerologia pra determinar uma contratação e cargo dos funcionários futuramente.
O elemento água corresponde aos signos de Câncer, Escorpião e Peixes. A água representa a fluidez, a intuição e a emoção. As pessoas deste elemento são sensíveis, perceptivas e possuem uma forte conexão com as emoções, sejam as suas próprias ou as dos que as cercam.
Uma pessoa com muitos elementos de fogo no seu mapa, tem mais hidrogênio na composição da sua essência.
O hidrogênio é elemento químico mais abundante no universo, usado como combustível em maçaricos, na fabricação de produtos de grande importância industrial. Por isso são mais agitadas, impulsivas e com grande tendências à explosões. Fogo que não queima, é por que existe um desiquilíbrio, uma dor e se também queima demais, gera uma dor.
Fogo: Áries, Leão e Sagitário
Ele pode aquecer sua casa, servir como uma luz para iluminar o escuro ou causar um grande incêndio. Eles tendem a ser óbvios e evidentes como seres humanos.
Água: Câncer, Escorpião e Peixes
Emoção, intuição e memória. Logo, é preciso entender o quanto estas pessoas são profundas.
O elemento terra no mapa, confere uma calma, estrutura, quietude. Caseiros e conhecidos por sua tranquilidade.
Também altamente irritáveis e inquietos. São críticos e detalhistas
Ar: Gêmeos, Libra e Aquário
Intelectuais, comunicativos e espontâneos, além de serem lógicas, curiosas e adaptáveis. Estas pessoas podem facilmente processar ideias, criar projetos e lidar com relacionamentos complexos - e preferem variedade à consistência.
Com um grande desejo pela vida, elas buscam a expansão, em vez de quererem ficar presas a uma coisa só para sempre. São serem mais racionais e podem normalmente ficarem desconectadas de suas emoções.
Terra: Touro, Virgem e Capricórnio
Os representantes deste Elemento tendem a optar sempre por algo real, palpável.
Logo, as coisas que emergem dela - pedras preciosas, colheitas - têm valor real no mundo material. Podemos tocá-la, construir coisas, além de compartilhá-la. A terra nos traz um sentimento de estabilidade - e os 3 signos desse Elemento - Touro, Virgem e Capricórnio - tendem a ser estáveis, ancorados e bem práticos.
No livro "astrologia psicologia e os quatro elementos", de Stephen Arroyo, faz algumas interessantes classificações sobre os signos. Numa delas ele cita que os astros agem com padrões de energia e que cada grupo de padrão de energia, tem uma função.
Cada um dos quatro elementos irá apresentar uma expressão cardinal, uma expressão fixa e uma expressão mutável.
A Astrologia segue basicamente a dinâmica das estações, onde cada um desses períodos de três meses de duração é composto de um começo, meio e fim. Todo mês, tais períodos se manifestam na natureza de uma maneira variada. O início do inverno, por exemplo, não é tão frio como o meio.
O meio do verão é geralmente um pouco mais quente do que o fim.
Os signos cardinais (Áries, Libra, Câncer e Capricórnio), tendem a iniciar as coisas, dar o primeiro passo. Os signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) fazem a manutenção e sustentabilidade do que foi iniciado, concretizando e gerindo as coisas. Os signos mutáveis (gêmeos, virgem, sagitário e peixes) trabalham com a transição, o fluxo, a liberação, transformação e adaptação das coisas.
As três qualidades representam as três partes das estações e a forma como os signos interagem com os elementos.
A qualidade CARDINAL marca o início da temporada e o poder da iniciação, sendo a marca dos signos de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Tendem a ser energias diretas, orientadas para a ação, para o progresso, para o direcionamento das coisas. Recebem bem a tendência à mudança e abordam as coisas de maneira impaciente, tendo afinidade com liderança e autoafirmação.
A qualidade FIXA corresponde ao meio da temporada e o poder de sustentação, sublinhando Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Tendem a ser energias que gostam de rotina, não tendo tanta afinidade com mudança ou espontaneidade em suas abordagens, agarrando-se aos seus ideais e defendendo-os até o fim.
A qualidade MUTÁVEL representa o fim da temporada e o poder de mudança e adaptação, sendo a marca de Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes. Tendem a ser energias mais flexíveis e adaptáveis, como um camaleão, que muda para se ajustar ao ambiente onde se encontra e sempre busca novos aprendizados e novos ares. É orientada para a aprendizagem, adaptabilidade e novas experiências, recebendo bem a variedade.
Os elementos podem se dividir em dois grupos. O fogo e o ar estão no grupo dos ativos e auto expressivos, e o grupo da agua e da terra são do grupo dos passivos, receptivos e autor repressivos. Exatamente como o Yin e o Yang.
É possível entender seu mapa pela perspectiva do quão Yin ou Yang ele é através dos elementos predominantes e a localização nos planetas.
O sol, por exemplo mostra de onde você está vindo, onde a sua consciência está enraizada.
Capítulo do livro Deus é (con) ciência Vol 1.